Blog e Informativos em Patrocínio

Galpão de estrutura metálica

A primeira diferença que pode ser notada na construção de um galpão é na utilização da estrutura metálica. Ela pode ser adotada somente na cobertura ou também na estrutura do galpão, como pilares e vigas.

É comum ver galpões menores onde a estrutura metálica é utilizada somente na cobertura. Neste caso, os pilares e vigas necessários na edificação costuma ser em concreto armado e as vedações em alvenaria.

Entretanto, os pilares, vigas e elementos de travamento de grandes galpões são majoritariamente em estrutura metálica. Neste tipo de construção o concreto é utilizado somente na fundação e no piso.

Estas duas opções são boas e cada uma delas tem seus benefícios, cabe ao construtor avaliar o que fazer, levando em conta a disponibilidade financeira e prazo de execução da obra.

Além desta diferença, ainda é possível escolher qual o tipo de galpão que você deseja construir conforme a tipologia da estrutura metálica.

A tipologia ideal para sua obra é indicada pelos projetistas envolvidos. Com a participação do arquiteto e projetista da estrutura.

Basicamente, você poderá encontrar no mercado as seguintes tipologias:

Edifício industrial duas águas com cobertura de tesoura e colunas em perfil I;
Edifício industrial de duas águas com perfis I laminados ou soldados;
Edifício industrial com duas águas, com viga de ponte rolante, apoiada em coluna com console;
Edifício industrial com coluna treliçada para receber a coluna da cobertura e o apoio da viga de rolamento de ponte rolante;
Edifício industrial geminado com quatro meias-águas;
Edifício industrial geminado com duas meias-águas;
Edifício industrial geminado com meias-águas no sentido transversal;
Galpão do tipo Shed com vigas mestras treliçadas;
Galpão em Shed com pórticos em perfis I, vigas mestras e secundárias em treliças;
Galpão em arco.


Depoimentos